Ex-integrante da banda de Chic Corea, o baixista israelense Avishai Cohen é tido como um dos renovadores do jazz. De postura roqueira, o cara mora em Nova Iorque e funde jazz com leves pitadas da música tradicional do Oriente Médio, o que resulta num som inovador, lírico e ao mesmo tempo contundente, pontuado por paisagens inusitadas. Em 2009, após vários discos instrumentais, ele lançou o CD "Aurora”, repleto de canções.
O registro, lançado pelo sofisticado Blue Note, abandona um pouco a densidade lírica dos discos anteriores, por uma linha mais "caliente" e arábica, com o uso de alaúde em várias faixas, algo já arquitetado nos trabalhos anteriores. Em “Aurora”, Avishai canta em vários idiomas: espanhol, inglês, hebraico e ladino (dialeto dos antigos judeus hispânicos ou sefaraditas). E como ele canta bem! Agora, exatamente em fevereiro de 2011, está pintando o disco novo, "Seven Seas". Um faixa está disponível para download no site oficial do artista.
Mas a melhor fase deste extraordinário músico começa com “At Home”, de 2005, passa por “Continuo” (2006) até chegar em “Gently Disturbed” (2008). Há, ainda, o recomendadíssimo DVD “As Is... Live At Blue Note”, já distribuído em terras brasileiras, gravado ao vivo na casa de shows da Blue Note, em Nova Iorque, no qual se pode apreciar a forte pegada e a performance magistral do trio do músico judeu. Vale a busca nos sites de venda da Internet. Uma curiosidade: em Israel existe outro renomado músico homônimo, o trompetista Avishai Cohen. Por favor, não confundir.