segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Música Antiga com toque de modernidade


Ele grava e acompanha o Hespèrion XXI, do violista catalão Jordi Savall, e também integra o Ensemble Kapsberger, mas possui um trabalho solo de semelhante requinte. Trata-se do músico norueguês Rolf Lislevand, especializado em instrumentos de cordas renascentistas e barrocos. Toca alaúde, vilhuela e tiorba.

Apesar de ser intérprete de repertórios da Música Antiga (medieval, renascentista e barroca), o virtuoso imprime, nos discos solos, um molde cristalino como contraponto à sonoridade rústica do período. Quem ouve as gravações solo de Rolf Lislevand não fica indiferente, mergulhando de forma gradativa e profunda rumo aos tesouros da Música Antiga. É um caminho sem volta. E pode ter certeza, ele conseguiu se igualar ao alaudista Paul O'Dette em maestria.



Dos trabalhos lançados por Rolf Lislevand, recomendo “Nuove Musiche” (2006), que tem a participação da bela voz da soprano Arianna Savall (filha de Jordi Savall, que nos proporciona uma delicada viagem), e "Diminuito” (2009), a continuidade do antecessor. Ambos foram lançados pela ECM, a mais importante gravadora de música instrumental do mundo, criada no final dos anos 60, pelo alemão Manfred Eicher, cujo objetivo, segundo ele, era registrar somente o som mais belo que o silêncio. Portanto, nem pense duas vezes, saia agora à procura do som de Rolf Lislevand.





Nenhum comentário:

Postar um comentário