segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Avishai Cohen renova jazz com “especiarias” do Oriente Médio



Ex-integrante da banda de Chic Corea, o baixista israelense Avishai Cohen é tido como um dos renovadores do jazz. De postura roqueira, o cara mora em Nova Iorque e funde jazz com leves pitadas da música tradicional do Oriente Médio, o que resulta num som inovador, lírico e ao mesmo tempo contundente, pontuado por paisagens inusitadas. Em 2009, após vários discos instrumentais, ele lançou o CD "Aurora”, repleto de canções.


O registro, lançado pelo sofisticado Blue Note, abandona um pouco a densidade lírica dos discos anteriores, por uma linha mais "caliente" e arábica, com o uso de alaúde em várias faixas, algo já arquitetado nos trabalhos anteriores. Em “Aurora”, Avishai canta em vários idiomas: espanhol, inglês, hebraico e ladino (dialeto dos antigos judeus hispânicos ou sefaraditas). E como ele canta bem! Agora, exatamente em fevereiro de 2011, está pintando o disco novo, "Seven Seas". Um faixa está disponível para download no site oficial do artista.

Mas a melhor fase deste extraordinário músico começa com “At Home”, de 2005, passa por “Continuo” (2006) até chegar em “Gently Disturbed” (2008). Há, ainda, o recomendadíssimo DVD “As Is... Live At Blue Note”, já distribuído em terras brasileiras, gravado ao vivo na casa de shows da Blue Note, em Nova Iorque, no qual se pode apreciar a forte pegada e a performance magistral do trio do músico judeu. Vale a busca nos sites de venda da Internet. Uma curiosidade: em Israel existe outro renomado músico homônimo, o trompetista Avishai Cohen. Por favor, não confundir.





12 comentários:

  1. grande eduardo, seja bem vindo à blogosfera. valeu a espera! sei que vem coisa boa por aí. quer dizer, já começou a vir, né? vida longa ao trilha transe. o espaço tá bacana, fácil de ler. voltarei sempre. abração!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, sr. Edurado Julio. Mas a palavra "fusão" em música me apavora muito. Adoraria mudar de idéia.

    Gerald

    ResponderExcluir
  3. Grande Edu! Já está nos favoritos. Além de tudo, direção apurada para os downloads, se é que me permites... A Mayra está na globonews, programa 'Starte'. Não esquece os filmes, hein?Sentimos sua falta no sábado...

    Augusto

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Saudações Duda, muito bom te ter por aqui. Como foi dito acima, pelo Zema, também sei que vem coisa boa por ai. Parabéns! Vou te acompanhar.
    Esse baixista é muito bom mesmo, não conhecia. Foi minha trilha sonora desta segunda. Quanto mais baixava mais gostava. Boa dica de estréia.
    Valeu !abraços e sucesso nesta nova empreitada.
    Daniel Madorra

    ResponderExcluir
  6. Amigos,

    Obrigado pela visita e pelas colaborações. Espero contar com a companhia permanente de todos. Prometo cuidar bem deste espaço e proporcionar boas viagens musicais.

    Alô Zema,

    Você é um dos responsáveis pela arquitetura desta nave. Estou devendo essa.

    Gerald,

    Respeito a sua inquietação. Vou repensar nas próximas postagens sobre o uso da fusão.

    Grande Augusto,

    Mayra vai aparecer nos próximos textos. Nós merecemos.

    Alô Daniel,

    Valeu pela visita e pela confiança. Avishai faz um dos melhores sons da atualidade.

    ResponderExcluir
  7. porra Eduardo,
    fiquei super feliz, com o trilha transe.

    seu bom gosto e sensibilidade nos farão super bem.

    grande abraço e longevidade máxima.

    parabéns.

    ricarte

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. grande eduardo, a honra e o prazer são meus. gosto de ser comparsa do que é bom. conte comigo, sempre. e o serviço de tira-dúvidas está à disposição, 24 horas por dia. abração!

    ResponderExcluir
  10. Oi Eduardo, muito bom seu blog! Embora ainda não tenha comentado, mas já é a segunda vez que maroco por aqui... e voltarei mais vezes!
    Só uma dica: e as trilhas dos filmes? Tem muitas trilhas bacanas de filmes desconhecidos também, como aquela do "Bubble", dentre outras...
    Curtí muito a idéia do Trilha Transe... muito Além da Trilha... rsss
    Abço

    ResponderExcluir
  11. Alô Wagner,

    As dicas das trilhas vão pintar. Aguarde.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  12. Dia 01 de Junho Avishai Cohen se apresenta na Sala São Paulo! Quem está trazendo o espetáculo é a TUCCA - Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer. (www.tucca.org.br) e sabe o que é o mais legal!? Toda venda dos ingressos é revertida para essas crianças! Vale a pena divulgar!

    ResponderExcluir