quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Alquimia étnica portuguesa



Mesclando elementos de música celta, árabe, erudita e rock, o Dazkarieh produz uma das músicas mais inventivas de Portugal na atualidade. Formado em 1999, na capital Lisboa, o grupo já passou por diversas formações. No momento, compõem a banda Joana Negrão (vocais, pandeiros e gaita-de-fole), Rui Rodrigues (cavaquinho e guitarra), André Silva (bateria) e Vasco Ribeiro Casais (nyckelharpa, gaita-de-fole e flauta), único remanescente da formação original.



Para entender a música do Dazkarieh é preciso dividir a trajetória do grupo em três fases distintas. A primeira contava com a vocalista original Marie Beatriz Lúcio, depois substituída por Helena Madeira (não aparecem nas fotos), que gravaram, respectivamente, os dois primeiros discos, “Dazkarieh” (2002) e “Espanta Espíritos” (2004). Nesta fase, mais instrumental, os vocais reproduziam um idioma imaginário e o grupo já nos presenteava com uma alquimia rítmica inusitada e de grande expressão, semelhante a trabalhos desenvolvidos por outros grupos contemporâneos de música folk de Portugal e da Espanha, que comentarei a respeito posteriormente. Leia-se folk, neste blogue, como sinônimo de música tradicional, de raiz ou étnica, e não como o estilo anglo-saxão, de Bob Dylan, Neil Young, Nick Drake e Leonard Cohen, ok?




A segunda e melhor fase começa em 2006, quando a atual vocalista Joana Negrão chegou ao grupo e ainda integravam a banda o excelente percussionista Baltazar Molina e o músico Luís Peixoto. Neste período, gravaram o ótimo CD “Incógnita Alquimia” (assista ao vídeo promocional do disco), repleto de referências celtas, portuguesas e árabes, cortesia, principalmente, do referido percussionista que ilumina o trabalho inteiro. Isso, sem falar nas belas melodias.

Com um som mais encorpado, foi nesse disco também que o Dazkarieh passou a valorizar mais as canções, provavelmente, em razão da chegada da nova vocalista. Há brasileiros que estranham as letras e a forma de cantar portuguesa, mas vale uma audição. O que não dá para entender é o quase completo desconhecimento do Brasil sobre a boa música produzida em Portugal na atualidade.




A mais recente fase inicia com o disco duplo “Hemisférios” (2009), quando o grupo passou a caminhar em direção ao rock, o que tornou a sonoridade do Dazkarieh mais convencional, apesar de ter adquirido maior densidade. O lançamento do disco novo, “Ruído do Silêncio”, está previsto para março de 2011. Antes disso, aproveite e tire sua conclusão caro leitor e ouvinte.





2 comentários:

  1. Olá Eduardo. Obrigado por divulgar a música portuguesa no Brasil. Como fã deste grupo queria só retificar uma informação: a primeira vocalista do grupo chama-se Marie Beatriz Lúcio, que foi quem gravou o disco de 2002.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela correção André Gomes. Já tinha lido esta informação no site at-tambur, mas precisava ter certeza. Agradeço mais uma vez,vou corrigir.

    Abs,

    ResponderExcluir